afirmações relacionadas com a vontade, devem ser acompanhadas de uma enérgica determinação;
afirmações relacionadas com o sentimento devem ser acompanhadas de devoção;
afirmações relacionadas com a razão, devem ser acompanhadas de um claro entendimento.
Condição fundamental na prática de toda afirmação é a intensidade da atenção mas a continuidade e a repetição também são fatores de considerável importância. Repete atenta e reiteradamente tuas afirmações, saturando-as de devoção, vontade e fé.
Quando se trata de superar perturbações mentais, como o medo, a ira, os maus hábitos, etc., a concentração deve fixar-se na qualidade oposta a que se deva vencer. Por exemplo, para superar o medo deve ser cultivada a consciência da coragem; para superar a ira, a consciência da paz; para superar a fraqueza, a consciência da força. para superar a enfermidade, a consciência da saúde e assim por diante.
As afirmações efetuadas com uma força ainda maior, alcançam não apenas a mente subconsciente mas também a supra consciente, provedora mágica de poderes milagrosos.
Toda afirmação de uma Verdade deve ser praticada aplicando-se nela a vontade, o sentimento, a inteligência e/ou a devoção.
Não devemos permitir que a atenção se distraia. É preciso treinar a atenção como se tratasse de uma criança travessa; cada vez que se desviar de seu objetivo, deve ser trazida de regresso e ensiná-la uma e outra vez, em forma repetida e paciente, a concentrar-se na tarefa que lhe designamos.
Fé e atenção
Se desejamos que uma afirmação alcance a supraconsciência, esta afirmação deve estar livre de toda dúvida e incerteza.
A atenção e a fé operam como faróis, capazes de conduzir até às mentes subconsciente e supra consciente, inclusive aquelas afirmações que se praticam sem uma plena compreensão de seu significado.
A paciência e a repetição atenta e inteligente, operam maravilhas.
Trechos retirados do livro A Cura, Paramahansa Yogananda